OS DOIS CONTRUTORES
“Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa". Lucas 6:47-49
Como vai a sua casa? Você sabe como ela foi construída? Sabe se ela tem uma boa fundação, se os alicerces foram bem colocados e são capazes de suportar as estruturas?
A maioria das pessoas não sabe. Muitas compram casas e apartamentos sem imaginar como foram construídos. É verdade: raramente pensamos nos alicerces — olhamos para a beleza, localização, tamanho, acabamento — mas esquecemos do que está por baixo.
Você provavelmente já viu casas e prédios que desabaram porque a estrutura era fraca, feitos sobre terrenos instáveis. Quando veio a tempestade, a casa caiu. Isso acontece também com a vida espiritual de muitos: tentam construir de qualquer maneira, economizando esforço e tempo.
Jesus faz uma comparação entre a construção de uma casa e a construção da vida espiritual. Vamos observar alguns detalhes dessa parábola.
“Você sabia que o edifício Burj Khalifa, em Dubai, o mais alto do mundo, tem uma fundação que desce mais de 50 metros no chão? É invisível, ninguém tira foto dela, mas sem ela, aquele prédio seria destruído com o primeiro vento. Assim também é a nossa vida espiritual — o que ninguém vê é o que sustenta tudo.”
O CONSTRUTOR PRUDENTE
O primeiro construtor é descrito como prudente. Ele cava fundo, coloca os alicerces sobre a rocha, ouve a Palavra e a pratica.
Perceba: ele não apenas ouve, mas pratica. Sua casa enfrenta uma grande tempestade, mas não se abala — porque foi bem construída.
Ser prudente é ser sensato, cuidadoso, prevenido. Cavar fundo dá trabalho, exige esforço, tempo e investimento. Ninguém elogia os alicerces de uma casa, porque eles não aparecem. Mas é justamente o que está escondido que sustenta tudo.
Assim é a vida do cristão firme em Cristo, a verdadeira Rocha. Quando investimos na vida espiritual, oramos, lemos a Bíblia e adoramos a Deus com constância, estamos fortalecendo nossos alicerces.
Infelizmente, muitos têm construído alicerces rasos. Vivem apenas de cultos, sem manter comunhão durante a semana. Outros mal abrem a Bíblia, e quando chegam as tempestades, não suportam.
O CONSTRUTOR INSENSATO
O segundo homem é chamado de insensato. Ele ouve, mas não pratica. Quer construir rápido, se preocupa apenas com a aparência externa. É mais fácil, mais barato, mais rápido.
Por fora, a casa pode ser bonita, mas por dentro, é frágil. Quando vem a tempestade, cai. É preciso escolher solo firme e estável, que suporte o peso da estrutura. Terrenos arenosos, úmidos ou instáveis exigem reforços ou se tornam perigosos.
Assim acontece com muitos: parecem firmes, mas qualquer vento contrário os derruba. Não suportam críticas, provações ou dificuldades, porque seus alicerces são superficiais.
O homem insensato não fez um projeto bem elaborado, nem considerou os riscos futuros. Ele apenas quis construir, sem pensar nas consequências. O grande problema é que, mesmo tendo investido tempo e dinheiro, a casa desabou — e isso trouxe enormes prejuízos.
Pior ainda: uma construção malfeita pode ferir pessoas inocentes, ou até causar a morte. Agora, esse construtor precisa investir tudo novamente para começar do zero. Não é uma forma sábia de construir — nem uma maneira segura de viver.
O FUNDAMENTO
Onde você tem construído a sua casa? Ambos os construtores ouvem, mas só um pratica. somente ouvir a Palavra já não é suficiente.
Jesus não está comparando quem ouve e quem não ouve, mas quem ouve e quem pratica. Ambos vão à igreja, ambos conhecem a Palavra, mas só um obedece. O problema não está em ouvir pouco, mas em obedecer pouco.
Perceba: a chuva veio sobre as duas casas. Ser fiel a Cristo não é um seguro contra tempestades, é a garantia de permanecer de pé quando elas vierem. A diferença não está na tempestade, mas no fundamento.
A rocha não é apenas um conjunto de ensinamentos — é uma Pessoa: Cristo. Não basta conhecer versículos, é preciso conhecer o Autor. Construir sobre a rocha é ter um relacionamento profundo com Jesus, não apenas uma religião.
A Palavra de Deus diz em Oséias 4:6: “O meu povo foi destruído por falta de conhecimento.”
Vivemos tempos em que muitos rejeitam o conhecimento e negligenciam a Palavra. Sua vida espiritual se baseia apenas em emoções ou experiências passageiras.
Não há nada errado em sentir a presença de Deus ou ouvir uma profecia — mas se não estivermos firmes na Palavra todos os dias, não suportaremos as tempestades.
Rejeitar o conhecimento é rejeitar o ensino de Cristo, pois Ele é a Palavra viva (João 1:1). Como podemos dizer que o seguimos se não o conhecemos?
A única maneira de estar firme na rocha é ter os alicerces fincados nela — e Cristo é essa Rocha.
CONCLUSÃO
Talvez hoje Deus esteja te mostrando rachaduras em sua casa espiritual. Ele não quer te condenar, mas te convidar a reconstruir. Ainda dá tempo de cavar fundo, de firmar sua vida na rocha. Jesus não quer te ver desabando — Ele quer ser o teu alicerce.
“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14-15
Deus nos chama a quatro atitudes fundamentais: humilhar-se, orar, buscar e afastar-se do mal. Quem faz isso constrói sobre a Rocha e permanece firme, mesmo nas tempestades. Construa sua vida sobre Cristo. Cavar fundo dá trabalho, mas vale a pena. Quando as águas subirem e os ventos soprarem, você permanecerá firme. Cristo é a Rocha.
Até o próximo capítulo.
Claudio H. C. Duarte.
Demonstre sua reação!
RECEBA NOVIDADES!
ENTRE NO GRUPO
Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.