Sigaele Jesus

O PECADO

01 o que é o pecado?

O pecado é uma realidade presente na vida humana que se manifesta através da desobediência a Deus e de comportamentos que violam Seus padrões de justiça e amor. É uma condição da qual todos os seres humanos precisam ser redimidos através da graça de Deus.

1 João 3:4
"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei."

Romanos 14:23b
"Porque tudo o que não provém de fé é pecado."

Provérbios 24:9
"O pensamento do tolo é pecado, e a zombaria é abominável para os homens."

02Quando o mau entrou na terra?

Um sério problema: a desobediência. Estava tudo muito bem até que um personagem aparece - a serpente, o inimigo de nossas almas, tomando posse do animal. Ela seduziu a mulher e a convenceu de que não haveria problema em desobedecer a Deus, e que Ele estava escondendo algo bom deles. O problema é que eles acreditaram.

A tradução do hebraico “bara”, que significa a produção de algo fundamentalmente novo, por meio da ação de um poder criador soberano. Esse significado concorda com o que afirmou o autor de Hebreus: o visível foi feito do que se não vê (11:3). Só Deus é sujeito desse verbo.

Gênesis 2:16,17
“E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Gênesis 3.6
Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.

O verdadeiro significado bíblico de pecado não é o que você pensa. No hebraico bíblico, a raiz chet חטא) ) na verdade significa estar um pouco fora, errar o alvo. Para os antigos israelitas, pecar significava cometer um erro ou negligenciar a obrigação de alguém.

03Quais os efeitos do pecado?

O pecado tem sérias consequências espirituais, morais e sociais. Ele separa as pessoas de Deus, prejudica os relacionamentos humanos, causa dor e sofrimento, e leva à morte espiritual.

Gênesis 3.14-19
14 - Então o Senhor Deus declarou à serpente: "Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.
15 Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar".
16 À mulher, ele declarou: "Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará". 17 E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.
18 Ela lhe dará espinhos e ervas daninhas, e você terá que alimentar-se das plantas do campo.
19 Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó voltará".

Tiago 1:15
Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Isaías 59:1,2
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Romanos 6:23
"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

04Todos somos pecadores?

Romanos 5:12
Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

1 Coríntios 15:21-22
Porque, visto que a morte veio por meio de um homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um homem. Pois, assim como em Adão todos morrem, também em Cristo todos serão vivificados."

1 João 3:4
"Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei."

Romanos 3:23
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."

1 João 1:8
"Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós."

Salmos 14:3
"Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um sequer."

Salmo 51:5
"Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe."

05 Quem é culpado pelo pecado?

Romanos 14:12
"De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus."

Ezequiel 18:20a
"A alma que pecar, essa morrerá."

Provérbios 20:9
"Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, estou limpo do meu pecado?"

Tiago 1:13-17
Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Tiago 3:10
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!

Romanos 7:14-17
Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado. Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio.E, se faço o que não desejo, admito que a lei é boa. Neste caso, não sou mais eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

Isaías 64:6
"Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe."

06 O pecado interfere na vida?

O Espírito Santo também estava na criação.

Tiago 4:4
"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus. "

Provérbios 10:9
Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.

Provérbios 28:13
"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia."

Provérbios 14:12
"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte."

Gálatas 6:7-8
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna."

Tiago 4:4
"Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus."

João 8:34
"Jesus respondeu: "Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado."

Tiago 4:17
"Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado."

07O pecado interfere na salvação?

1 Coríntios 6:9,10
Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.

1 João 3:8
"Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo."

1 João 3:6
"Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu."

Gálatas 5:19-21
"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus."

Apocalipse 21:8
"Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte."

08 O que precisamos fazer?

Colossenses 3:5
"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria."

Efésios 4:26,27
"Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo."

Efésios 5:11,12
"Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.Porque aquilo que eles fazem em oculto, até mencionar é vergonhoso."

1 João 1.18
"Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge."

1 João 1:6
"Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade."

Tiago 4:8
"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração."

Tiago 5:16
"Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz."

Atos 3:19
"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que os vossos pecados sejam apagados."

09O uso da experiência no vocabulário do pecado

Linguagem da lavandeira:
A imundice que precisa ser limpa Jr 2:22

Linguagem do médico:
A doença que precisa da cura Is 1:5-6

Linguagem do pastor:
A ovelha perdida Jr 23:3

Linguagem do agricultor:
O trigo cheio de palha Am 9:9

Linguagem do mineiro:
A impureza que deve ser refinada Ez 22:18-19

Linguagem do construtor:
A parede torta Am 7:8

Linguagem da doméstica:
O chão sujo que deve ser varrido Is 14:23

Linguagem do oleiro:
O barro com pedra Jr 18:1-4

inguagem do mercado:
A venda de escravo Is 50:1

Em breve continuaremos...


Autor: Claudio H. C. Duarte
Estudo nº 02
Março de 2024

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.