Sigaele Jesus

A CRIAÇÃO

01 Quem criou todas as coisas?

Gênesis 1:1
"No princípio, criou Deus os céus e a terra."

Existem muitos questionamentos sobre a criação do mundo. O assunto é complexo e amplamente discutido pelo ser humano, pois todos querem saber como de fato aconteceu. Para nós que cremos em Deus, não há dúvidas: a Bíblia oferece respostas claras sobre esse assunto. Vamos analisar pela perspectiva bíblica. Embora pareça um entendimento simples, para nós não é apenas simples; é uma questão de fé. Nós cremos na Palavra de Deus.

02Deus fez os céus e a terra

Deus é o criador: Ele é o criador do universo, responsável por trazer à existência todas as coisas, incluindo os céus (o cosmos) e a terra.

A tradução do hebraico “bara”, que significa a produção de algo fundamentalmente novo, por meio da ação de um poder criador soberano. Esse significado concorda com o que afirmou o autor de Hebreus: o visível foi feito do que se não vê (11:3). Só Deus é sujeito desse verbo.

Jeremias 32:17
""Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti."

Salmos 90:2
"Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador."

Isaías 40:28
"Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável."

Amós 9:6
"Ele constrói suas câmaras altas, e firma a abóbada sobre a terra; ele reúne as águas do mar e as espalha sobre a superfície da terra. SENHOR é o seu nome."

Romanos 1:20
"Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis."

Salmos 139:13,14
"Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza. "

Salmos 19:1,2
"Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite."

03Ele formou e organizou

Deus criou o universo e a terra através de Sua palavra. Ele simplesmente falou, e as coisas vieram à existência. Deus trouxe à existência os elementos e criou a ordem do universo, separando a luz das trevas, criando o firmamento, os mares, a terra seca, e preenchendo o mundo com vida, incluindo plantas, animais e, finalmente, o ser humano.

Êxodo 20:11a
"Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe". .Gênesis 1:31 “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.”

Salmos 33:6
Mediante a palavra do Senhor foram feitos os céus, e os corpos celestes, pelo sopro de sua boca.

João 1:1-4
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

Hebreus 11:3
Pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê não foi feito do que é visível.

É impossível observarmos a criação e não ficarmos admirados com o poder e a inteligência do nosso criador! Explosão não pode criar nada. Não somos frutos de um acidente cósmico. Acidentes não geram coisas perfeitas Ele fez e sustenta a sua criação.

04Deus sustenta a sua criação

Deus não apenas criou o universo, mas também o sustenta e mantém em existência. várias passagens bíblicas que descrevem o contínuo papel de Deus como provedor e sustentador de toda a criação

Atos 17:28
‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

Mateus 6:25,26
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?

Mateus 10:29-30
"Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados."

Hebreus 1:3
"O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas."

Salmo 104:10-14
"Faz brotar a erva para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para que da terra tire o alimento: o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão que sustenta o seu vigor. As árvores do Senhor são bem regadas, os cedros do Líbano que ele plantou. Ali os pássaros fazem ninho; a cegonha tem sua casa nos ciprestes."

05 Jesus é um Deus criador

Jesus Cristo não apenas desempenha um papel central na redenção e na salvação da humanidade, mas também teve um papel ativo na criação do universo.

João 1:3
"Por meio dele todas as coisas foram feitas; sem ele, nada do que existe teria sido feito."

Colossenses 1:16
"Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele."

Efésios 2:10
Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticarmos.

João 1:1-4
No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus.Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens.

06 O Espírito Santo é um Deus criador

O Espírito Santo também estava na criação.

Gênesis 1:2
"Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. "

Jó 33:4
O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.

Romanos 8:11
E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.

Gênesis 1:26
"Então disse Deus: 'Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...'"

O uso do plural ("façamos") sugere a presença de múltiplas pessoas na ação criativa de Deus, incluindo o Espírito Santo. Elohim é uma palavra hebraica que aparece frequentemente na Bíblia, é comumente traduzida como "Deus" No entanto, sua forma gramatical é plural.

07Por que Deus criou?

Deus criou o mundo para a sua glória. A criação de Deus revela a sua majestade e poder. Tudo foi criado como expressão do seu amor grandioso.

Isaías 43:7
Todo o que é chamado pelo meu nome, a quem criei para a minha glória, a quem formei e fiz".

Efésios 1:11,12
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

Salmos 19:1,2
Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite.

08 Deus é o soberano sobre toda criação

Deus não apenas criou e sustenta, Ele também cuida para que tudo se cumpra de acordo com o seu propósito. Deus exerce o controle da história, tudo está em suas mãos.

Atos 17:25
"Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas. "

Atos 17:28
"Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele"

Mateus 6:25,26
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?"

09Deus criou o homem

A criação do ser humano foi diferente, sendo sua imagem e semelhança temos a capacidade intelectual de se comunicar com Deus, compartilhamos algumas características de Deus, somos inteligentes, criativos, raciocinamos e outras coisas mais. Somos parecidos com Deus, não há nenhum outro ser assim, Deus nos criou de forma especial. Ele nos deu autoridade para administrar a sua criação.

Gênesis 1:26,27
Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Gênesis 1:28
"Deus os abençoou e lhes disse: 'Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra.'"

Salmo 8:6-8
"Fizeste o homem pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra. Tu o fizeste dominar sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: todos os rebanhos e manadas, e até os animais selvagens, os pássaros nos céus e os peixes no mar, tudo o que percorre os caminhos dos mares."

Gênesis 2:15
"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo."

10Conclusão

É impossível observarmos a criação e não ficarmos admirados com o poder e a sabedoria de Deus. Como podemos ignorar a complexidade e a ordem do universo, desde as leis da física até a complexidade da vida na Terra.

Nunca uma explosão pode criar coisas, uma grande explosão só provoca caos, para nós é evidente que Deus criou todas as coisas com muito poder, ao som da sua voz todas as coisas foram criadas e isso não deve ter sido silencioso, certamente foi algo poderoso. Não somos frutos de um acidente cósmico, acidentes não geram coisas perfeitas.

Galileu Galilei
A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.

Isaac Newton
Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só pode ter se efetuado conforme um plano de um ser todo-poderoso e onisciente.

Voltaire
A voz de Deus nos diz constantemente: uma falsa ciência faz um homem ateu, mas uma verdadeira ciência leva o homem a Deus.

Albert Einstein
Quanto mais me aprofundo na Ciência mais me aproximo de Deus.

Francis Collins
"Descobri que a ciência é uma maneira melhor de entender a divindade do que qualquer outra."

Em breve continuaremos...


Autor: Claudio H. C. Duarte
Estudo nº 02
Março de 2024

Se você gostou, compartilhe!!!

Por que não compartilhar coisas boas?

LANÇAMENTO!!!

Adquira já o livro: mas o fruto do Espírito é...

RECEBA NOVIDADES!

ENTRE NO GRUPO

Não se preocupe! Esse grupo não tem bate papo, somente o administrador manda mensagem. Toda semana estamos lançando conteúdo novo. Você pode ficar tranquilo, não colocamos imagens e propapagandas toda hora.

RECEBA NO SEU WHATSAPP PRIVADO

Se você não gosta de estar em grupos, colocamos você em nossa lista de transmissão, você receberá o conteúdo direto no seu whatsApp.

RECEBA POR E-MAIL

NOS AVALIE NO GOOGLE!

AJUDE A DIVULGAR COISAS BOAS!

Quando alguém avalia um site no Google, isso pode influenciar a reputação e a percepção do seu site pelos usuários que o encontram através do mecanismo de busca ou outros meios online. Ajude a espalhar a Palavra de Deus.

CURSOS DE MÚSICA, VIOLÃO E OUTROS.
FERRAMENTAS PARA SUA IGREJA

AGENDA/BOLETIM VIRTUAL

Com a agenda virtual você pode divulgar todos os eventos para sua igreja e sempre todos ficarão atualizados.

SISTEMA DE CADASTRO DE MEMBROS

Chega de fichas de papel, esse tempo já passou. Você poderá cadastrar membros, pesquisar aniversariantes do mês, consagrados e outros recursos, você ainda pode usar no computador ou no celular.

PARA O SEU NEGÓCIOS

CARTÃO VIRTUAL COM QRCODE

O cliente aponta o celular para o seu QRCode impressão em um cartão de visitas ou em qualquer material e aparece na tela o seu cartão virtual.